O Bloco dos Raparigueiros vem por meio do presente, reafirmar seu compromisso com a segurança do folião, sendo certo que seu compromisso é e sempre foi com a realização de um evento gratuito, aberto e democrático, não tendo medido esforços nesse sentido.
O carnaval é a maior festa popular da cultura brasileira e tem como símbolo principal a ocupação das ruas públicas por milhares de foliões. Contudo, ciente dos últimos acontecimentos em nosso evento, nos
solidarizamos às vítimas e seus familiares e reiteramos nossa gratidão ao trabalho das forças de segurança do Distrito Federal. Infelizmente a violência está presente em diversos segmentos da sociedade, dentro de casa, nas cidades, nas escolas e também no ataque à democracia como vimos há pouco tempo, vivemos em uma sociedade onde a segurança é de fato uma preocupação a solução não se encontra apenas nas forças estatais repressoras, mas numa mudança social profunda.
Portanto nos Blocos carnavalescos que tem como característica grandes aglomerações podem se tornar vetores de tal problema social e a cultura e economia da cidade acabam sendo vítimas desse processo, pois a sociedade também participa do Bloco de Carnaval de Rua.
No caso dos Raparigueiros recebemos públicos de todas classes e faixas sociais, tendo conferido que um total rotativo superior a 120.000 (cento e vinte mil) pessoas participaram do nosso desfile no período carnavalesco. Dentre estas tivemos infelizmente alguns indivíduos que não se moviam pelo ânimo da festividade, mas sim se tomavam por intuitos criminosos, que se infiltram e se aproveitavam da aglomeração para perpetrar crimes contra os nossos foliões, em especial os contra o patrimônio. Além disso, o consumo excessivo de álcool muitas vezes podem ser causas de desinteligências entre foliões.
No entanto é importante observar que as forças policiais em Brasília se encontram atentas as práticas e a
impunidade que antes poderia ser uma possibilidade grande hoje já não é, já que com a tecnologia e as técnicas aprimoradas de trabalho os envolvidos se encontram sendo devidamente investigados, não obstante os já presos ou detidos em flagrante delito.
É dever e função do Estado arcar com a segurança pública bem como os realizadores dos blocos de carnaval,
cada um em seu grau de competência. Com o evento em questão tivemos de cumprir com uma série de
exigências e requisitos para sairmos às ruas, de outro lado cumpre também ao governo se preparar para este momento, que faz parte do calendário oficial do país, e conseguir garantir uma festividade com paz, alegria e segurança para a população.
É importante que toda a população seja cientificada que as produções deste Bloco bem como a Secretaria de Segurança Pública planejaram as suas ações, de forma integrada, bem como que o evento foi devidamente licenciado justamente porque reunia as condições necessárias a sua realização com segurança, nãos podendo serem as ocorrências isoladas consideradas como uma resultante de um planejamento equivocado.
Informamos ainda que esse bloco desenvolveu diversas ações para atenuar os conflitos, como
a cultura de paz, a assertiva não é não, a educação no trânsito entre outras campanhas educativas, como
podemos comprovar nas nossas redes sociais. Até mesmo fizemos até um guia para o folião com dicas de
segurança para geração de paz, inclusive com exemplares em braile.
Fizemos diversas reuniões com a Secretaria de Segurança de planejamento do Carnaval, ainda contratamos 126 seguranças e 33 brigadistas, 04 ambulâncias UTI e 01 posto médico, para auxiliar os serviços públicos de responsabilidade do GDF.
O Bloco dos Raparigueiros desenvolve a cultura, geração de emprego e renda turismo além do aquecimento da economia local. Lamentamos muito alguns casos de agressões, repudiamos todas formas de violência e presença desse marginais e brigões, que vão para nosso evento para tumultuar e perturbar a ordem.
O Raparigueiros repudia todo e qualquer tipo de violência, acredita que qualquer crime deve ser punido com o rigor da lei, mas também vê que é fundamental que o governo se prepare cada vez mais e melhor para o carnaval de Brasília, que tem crescido e ganhado relevância nacional. O carnaval, os bloquinhos e os agentes culturais não podem ser punidos pela problemática da violência urbana. A folia é símbolo de alegria, de festa e de paz, sempre. E milhares de foliões não podem ser vítimas e muito menos culpados por uma minoria que sai às ruas para cometer delitos.
Diante do exposto o nosso Carnaval de Rua do DF, ainda é um dos mais seguros do país, as forças de segurança prestaram um grande serviço aos nossos foliões, trabalhando muito prendendo e desarmando esses bandidos disfarçados de folião. Não vamos nunca deixar de buscar promover um carnaval que seja marcado pela alegria tão simbólica e singular do povo do nosso Distrito Federal e do Brasil.