POR AMARILDO CASTRO
Mais uma vez o Bloco Raparigueiros foi um dos maiores destaques do carnaval (edição 2024) em Brasília. Os foliões se concentraram, ao som de dois trios elétricos, no Setor Bancário Norte a partir das 15h do último domingo, 11, por ali ficaram até às 20h e depois fizeram um pequeno percurso, com já é a tradição do bloco.
Dessa vez, o planejamento na segurança fez a diferença para os foliões e organizadores. A Polícia Militar do Distrito Federal montou, juntamente com a participação da Secretaria de Segurança Pública, montaram um grande esquema de segurança. A reportagem não teve acesso aos números, mas quem adentrava ao espaço era revistado, por pelo menos mais de uma centena de policiais armados escoltavam os foliões e outras dezenas de agentes infiltrados na multidão a paisana. E assim, até pelo menos por volta 21h, horário em que a reportagem do Blog do Amarildo deixou o espaço, nenhuma ocorrência grave havia sido registrada, e ao contrário da edição 2023, pouquíssimas ocorrências.
Além do esquema de segurança montado, o evento recebeu a visita do secretário Claudio Abrantes e secretário Executivo Alexandre Rabelo Patury. Por sua vez, Patury explicou ao Blog do Amarildo que este ano que a Inteligência do DF mapeou no evento de 2023 vários eventos de violência, e que assim foi possível montar uma nova estratégia.
“Está melhor, mais tranquilo, viemos do Recanto das Emas para nos divertir, e estamos nos sentindo seguros, é para isso que existe carnaval, não o contrário”, citou Raiane Carvalho, que esteve no local com o namorado Eduardo.
Este ano, em função das chuvas, os foliões compareceram em menor número que no ano passado, mas até agora superou em números todos os outros eventos carnavalesco do DF, mostrando que o Raparigueiros continua sendo o maior bloco carnavalesco da unidade federativa.
O evento do Desfile dos Raparigueiros foi realizado pela Organização da Sociedade Civil Amigos do Futuro, com a poio do GDF, da Secretaria de Economia Criativa do DF e da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília. A cobertura para divulgação ficou a cargo da Atividade FM, Blog do Amarildo e veículos da mídia tradicional do DF e aberto a todos jornalistas e influencers digitais.
Fonte: Blog do Amarildo