Festa teve início às 17h, na altura da Torre de TV, e vai continuar noite adentro, percorrendo o Eixo Monumental
O terceiro dia de Carnaval de Brasília, neste domingo (19/2), levou milhares de foliões às ruas do Distrito Federal. Mais cedo, a festa ficou por conta da Baratinha e das Montadas, com a proposta de pregar a diversidade. No início da noite, uma multidão preencheu as seis faixas do Eixo Monumental, na altura da Torre de TV, em um dos blocos mais esperados do dia. Desde 1992, o Raparigueiros ocupa as ruas da capital durante as Festas de Momo.
Ao som de axé, funk e tecnobrega o trio elétrico faz a alegria dos brasilienses noite adentro. A programação é que o bloco siga pelo Eixo Monumental, no sentido Palácio do Buriti, faça o retorno na altura do Memorial JK e desça a avenida novamente, finalizando o percurso na altura da Torre de TV, onde foi a concentração.
A festa começou por volta das 17h, mas lotou mesmo depois das 19h. Nas primeiras horas, algumas famílias marcaram presença, aproveitando o espaço e a música. À noite, porém, os jovens que tomaram conta do bloco. Três trios elétricos animaram a festa.
A Polícia Militar do DF (PMDF) reforçou o policiamento no Raparigueiros após o grande número de ocorrências registradas no passado. Militares se espalharam pela rua que concentra o bloco, mas não havia revista nem ponto de bloqueio para a entrada. No começo deste domingo, a governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), afirmou que este domingo era o dia mais preocupante para a segurança pública durante este Carnaval.
Foram várias abordagens da PM que resultaram em apreensões de facas. Em alguns casos, o suspeito via a aproximação dos militares, jogava a faca no chão e fugia. Também foi possível flagrar jovens cometendo furtos e trocando de camiseta logo após o crime, para dificultar a identificação.
Brigas aconteceram em diversos pontos da avenida. Até mulheres acabaram sendo agredidas em alguns confrontos.